Agenda

Abril 2021
Seminário Performance em Tango Dança
Ciclo  2021 

https://www.even3.com.br/performanceemtangodanca/ 
Video Lançamento https://youtu.be/MEFxnQEAz8Q

Estudos da Performance

 

Seminário Performance em Tango dança

Nesta primeira edição apresentamos o seminário prático e teórico “Performance em Tango-Dança”, com a participação da Prof. Dra. Natacha Muriel López (FILOMOVE) , às quintas-feiras de abril às 18 horas pelo zoom.

Através deste ciclo prático-teórico  buscamos aprofundar os estudos em artes contemporâneas abrindo o campo de pesquisa, clarificando conceitos, ideias e processos vinculados ao corpo no tango dança que tem sido pouco estudado, pois consideramos o tango uma linguagem potente da dança contemporânea no Brasil.

Neste Seminário a professora trará uma abordagem instigante e crítica em aulas que estão pensadas do ponto de vista prático e teórico. A cada aula prática traremos um pouco antes do encerramento uma roda de conversa sobre os conteúdos elaborados durante a aula. Desde o ponto de vista dos estudos da performance a professora abordará conceitos chaves em redor do sentido do corpo e dos processos criativos do tango dança na contemporaneidade.

Quando falamos em performance pensamos em um campo polifônico ampliado que não se resume apenas a composição coreográfica de tango de cenário, mas também há outros âmbitos de preparação do corpo, de formação e transmissão cultural do tango.

Os estudos da performance vêm contribuindo para a análise, a crítica e a concepção das danças contemporâneas desde vários pontos de vista considerando o a auto percepção de género. Classe e ancestralidade étnica, não se reduzindo apenas a composição coreográfica ou a combinação de movimentos, menos ainda a reprodução de movimentos estereotipados.

Contrariamente, estes estudos priorizam os elementos afetivos do sujeito no espaço ritualizado da improvisação, como a improvisação pode gestar e ampliar aspectos relativos ao autoconhecimento dos performers, ativando laços sociais, e produzindo uma abordagem crítica da realidade.

O seminário Performance em Tango dança é dirigido a todos os interessados inclusive aqueles que chamados pela linguagem da música, da pintura e de outras artes vinculadas ao tango tem utilizado, aplicado e dialogado com estes aspectos culturais que aporta o Tango como uma dança contemporânea.

A partir do 8 de abril, no primeiro encontro (08/4) elaboraremos a questão do eixo corporal no tango dança em aspectos teóricos e práticos; no segundo (15/4) encontro estudaremos as células coreográficas com exemplos audiovisuais e prática comentada; no terceiro encontro (22/4) aprofundaremos nos sistemas de movimento e as suas inversões; e na quarta (28/4) introduziremos elementos importantes, conceitos e técnicas em relação a improvisação no tango dança nas perspectivas de solo, duo e grupal.

Inscrição pelo Even3

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.